A Campanha Mãos Solidárias se desenvolveu desde a pandemia de Covid 19 como frente urbana do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Na região metropolitana de Recife, são mais de 40 comunidades e centenas de famílias organizadas em bancos de alimentos, cozinhas populares solidárias, hortas comunitárias, cursos de formação e ações culturais.
Instagram: @maos.solidarias.pe
Alguns vídeos produzidos:
Expressões da Periferia é um projeto desenvolvido por jovens artistas em duas comunidades de Porto Alegre. Ele propõe oficinas de artes visuais para crianças de baixa renda, no intuito de incentivar o desenvolvimento de uma narrativa própria que valorize o lugar onde moram. O vídeo procura retraçar a realização das atividades e seu impacto nos território.
Duração: 4 minutos.
Durante 6 meses, o vídeo acompanha a realização do projeto “Informação e Prevenção à Saúde para a População em Situação de Rua”, idealizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Construído numa perspectiva institucional, junto com o Movimento Nacional da População de Rua e a Secretaria Municipal da Saúde, ele teve como objetivo desenvolver ações de educação permanente, tendo a própria população de rua como agentes promotores, junto com estudantes bolsistas. Também desenvolveu cursos interativos de formação destinados à “PopRua” dentro da universidade.
Duração: 16 minutos
Disponível no Youtube
Web-série desenvolvida no Rio de Janeiro em 2018, em parceria com a Agência de Notícias das Favelas, sobre iniciativas culturais e artísticas acontecendo na periferia da cidade.
Playlist de 6 episódios de 3 a 5 minutos disponível no youtube.
Vídeos institucionais realizados no Rio de Janeiro para a Agência de Notícias das Favelas (ANF), primeira mídia de informação sobre as favelas, contando a história da organização, na ocasião dos seus 18 anos, e do seu jornal “A Voz da Favela”, vendido por jovens de periferia nas ruas da capital.
Reportagens realizadas em 2014 junto com o Coletivo Catarse, cooperativa de produção e jornalismo independente, com enfoque em movimentos sociais e culturais críticos ao sistema e com pouca visibilidade midiática.