With Open Eyes – De Ojos Abiertos – Les yeux ouverts
Brasil, 2020, 112 min.
De Olhos Abertos é um documentário que conta a história de um grupo de pessoas em situação de rua que fazem o seu próprio jornal. Além de uma fonte de renda, ele é uma voz para ser ouvida, uma ferramenta de denúncia e organização perante a sociedade.
Numa linguagem subjetiva guiada pelos depoimentos dos protagonistas, o filme convida a um mergulho no “mundo da rua” e numa vivência de luta numa capital do sul do Brasil.
Gravado em Porto Alegre (RS) em 2019 e finalizado no início do ano 2020, “De Olhos Abertos” teve seu lançamento atrasado devido à pandemia. Mesmo assim, ele circulou em 24 festivais internacionais, recebeu dois prêmios e foi premiado na Mostra Nacional de Cinema do Sesc.
Mais informações: www.deolhosabertos.com
Redes sociais: @deolhosabertosofilme
Documentário, Brasil, 2023. 17 min.
Na Ilha do Pavão, primeira do arquipélago do Delta do Jacuí, em Porto Alegre – RS, uma comunidade de duzentas famílias vive enfrentando o abandono e extremo descaso do poder público. Sob o impulso de uma liderança que consegue juntar as mulheres da ilha, levantam a sede de uma nova associação, promovem uma campanha para garantir seu acesso à água e enfrentam as ameaças de remoção.
Documentário, Brasil, 2023. 14 min.
Em Pernambuco, no Movimento Sem Terra, a transição agroecológica de assentados e assentadas da Reforma Agrária se dá através da metodologia camponês a camponês, começando em pequena escala e compartilhando experiências entre agricultores.
Filme produzido no âmbito da tese de doutorado de Paulo Rogério Adamatti Mansan, na UFRPE, sob orientação de Jorge Luiz Schrirmer de Mattos.
Prodopida é uma associação fundada na França em 2008, para viabilizar uma produção audiovisual livre e independente, questionando modos de existir, regras de comportamento e rótulos de identidade promovidos pela a sociedade.
Curtas-metragens de ficção (auto)produzidos em Paris entre 2009 e 2012, com equipes de estudantes em cinema e jovens profissionais.
H264 foi um vídeo vencedor de um concurso de roteiro organizado em 2005 pelo Ministério da Educação da França e direcionado para estudantes do ensino médio. Os participantes tinham que propor o roteiro de um vídeo de 3 minutos contra o racismo e o antissemitismo. Os projetos selecionados foram produzidos por uma equipe de profissionais e transmitidos durante um mês em canais de televisão pública.
Direção: Laure Hassan
Roteiro: Charlotte Dafol & Claire Chastel
Produção: Jérôme Adam